SABES O PORQUÊ DA TUA EXISTÊNCIA? O porquê de estarmos a viver uma vida, aqui no terra? O porquê da dor e das doenças? Porque umas pessoas são boas, enquanto outros só têm maldade? porque uns nascem com uma inteligência a cima da média e outros não?
Se queres obter respostas a estas perguntas todas, precisas adquirir conhecimento e precisas aprender a conhecer-te.
Sócrates, um filosofo grego, que viveu na era de 450 a.C,, disse: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo”.
O que será que ele queria dizer com isso?
Procuramos a compreensão nas coisas que vemos com os olhos e que sabemos que fazem parte do universo, mas segundo ele, só conseguiremos conhecer o universo quando nos conhecermos a nós mesmo, ou seja, quando voltarmos a atenção para dentro de nós.
Procuramos sempre compreender somente as coisas que vemos e esquecemos que também devemos procurar a compreensão daquilo que está oculto à visão mas percetível aos nossos sentidos.
Todos nós sanemos que temos pensamentos, sentimentos e emoções e emoções e que sofremos por cauda deles.
Mas antes de te falar dos pensamentos, dos sentimentos e das emoções, quero fazer uma analogia do ser humano com as árvores.
“Somos árvores da vida”
As árvores, muito antes de serem árvores, são as sementes que caíram na terra, provinda de outras árvores. Caíram, germinaram, cresceram, umas menor e outras maiores.
Quanto maior a árvore for, mais fortes são os seus troncos e mais compridas as suas raízes. Só as árvores com raízes longas e fortes é que conseguem suportar as alterações climáticas mais tempestuosas.
O Ser Humano pode ser comparado a arvores, existem seres humanos fortes e determinados e existem outros cheios de medo e inseguranças, mas assim como as árvores vão se fortalecendo ao longo do tempo, também o ser humano se pode fortalecer se assim o desejar.
Porquê só se desejar? Porque somos uma espécie dotada de livre arbítrio.
E o que significa ter livre arbítrio? Significa ter a liberdade de escolher entre o bem e o mal, entre o que é bom e é mau, entre o que nos faz bem e o que nos faz mal.
Mas também temos a capacidade de escolher entre manter medos ou supera-los ou entre chorar por cauda das desgraças ou ver oportunidades nas desgraças. Mas claro, para isso tudo é preciso saber como o fazer.
Voltando à analogia da árvore, nós reconhecemos a força das árvores pelos seus troncos e pelas suas raízes.
E a força do homem, como a reconhecemos? Vemos a força do homem pela sua capacidade de grandeza de superação dos desafios.
Poderás perguntar: o que preciso aprender para ser capaz de superar os desafios mais difíceis?
Precisas percorrer o caminho do conhecimento que ainda não percorrestes.
Ler livros, escutar podcast, assistir a vídeos, ou seja, procurar as pessoas detentoras desse conhecimento. São essas pessoas que te podem ensinar.
Existem mestres, professores, formadores de todas as áreas do desenvolvimento pessoal.
Muitas pessoas não sabem o que é desenvolvimento pessoal, mas é importante todos sabermos.
O Desenvolvimento pessoal é uma área do conhecimento que tem como objetivo ajudar as pessoas a adquirirem uma melhorar a qualidade. Ter uma qualidade de vida significa ter uma boa saúde física, menta e emocional; ter estabilidade financeira e a trabalhar numa profissão que gostamos; ter relacionamentos harmoniosos, conviver com outras pessoas; mas também, inclui divertirmo-nos, ou seja, fazermos atividades prazerosas e desenvolvermos habilidades que não possuímos e ainda conseguirmos realizar sonhos.
Será que é só isso? Não, falta uma parte muito importante: Para o desenvolvimento pessoal estar em equilibrio, precisamos incluir conhecimento e práticas mais espirituais.
Quanto mais vamos trabalhando o nosso desenvolvimento enquanto pessoas maior vai ser a nossa capacidade de superar, com mestria, as adversidades que a vida nos coloca como desafios de crescimento.
Não sei se acreditas, mas eu sim, nós já vivemos muitas vidas, isso significa que tivemos muitas oportunidades de adquirir sabedoria.
Ao longo das nossas várias vivências fomos então adquirindo sabedoria. De sabedoria em sabedoria fomos aumentando a dimensão da nossa consciência.
Como se processa a aquisição de consciência?
Primeiro vem o conhecimento, depois a pratica desse conhecimento e por fim adquirimos sabedoria. Toda a sabedoria adquirida, vai ficando armazenada na nossa consciência, a qual é eterna.
O objetivo de todo essa sabedoria acumulada é permitir que sejamos capazes de agir quando aparecem as adversidades da vida. Por isso é que uma pessoas têm mais capacidades de que outras perante situações criticas.
A cada saber adquirido, passamos a ter recursos mentais e emocionais que surgem da nossa consciência para o nosso consciente, e dessa forma passamos ser capazes de transforma os fracassos, em sucessos; as tentativas, em resultados; passamos a saber distinguir entre o que está certo e que é errado; da bondade e da maldade; do que é mais benéfico e menos benéfico para nós e para os outros.
Então que determina a perceção do certo e errado, do fracasso e do sucesso, do que é bom ou mau, é o grau de dimensão da nossa consciência.
Qual será o grau de consciência de quem faz o mal, de quem sente inveja, de quem sente ódio, de quem usa atitudes desmedidas para alcançar os seus fins?
Não existe uma percentagem específica; são as aprendizagens adquiridas em outras existências resultantes de educações mais assertivas, de traumas superados, de ambições controladas. Então, pela lógica, percebemos que quem tem comportamentos e atitudes menos corretas, tem um grau de consciência mais pequeno, porque aprendeu menos.
Muitas pessoas até podem ter muito conhecimento, no entanto não significa mais consciência, apenas possuem informação nas suas mentes consciente.
Como acabei de dizer, é a forma como cada pessoa age no mundo que determina o grau de consciência.
Umas pessoas conseguem resolver problemas, porque possuem conhecimento e outras porque possuem sabedoria.
Chegamos à conclusão que ter conhecimento e ter sabedoria são duas partes de nós muito importantes, porque elas nos dão a capacidade de saber resolver problemas, de conseguir ver oportunidades nas desgraças, mas também de perseguir sonhos.
Volto a repetir: Primeiro vem o conhecimento, depois a pratica desse conhecimento e por fim adquirimos sabedoria. Toda a sabedoria adquirida, vai ficando armazenada na nossa consciência que é eterna.
No inicio perguntei se sabiam para que serve a dor e a doença? Será assunto para um próximo podcast.
Será a dor uma desgraça, ou uma oportunidade de reflexão?
O que te posso adiantar é que a dor e a doença é benéfica, porque tem um propósito evolutivo. A evolução da nossa alma. E o que deseja a nossa alma alcançar? Virtudes, sabedoria.
E quando a alma tem muitas virtudes é mais fácil sermos capaz de entender o benefício da dor e da doença, fazendo delas umas aliadas no nosso crescimento pessoal.
Tens de perceber, também, que a dor e a doença está em vários níveis. Ela pode estar na parte física, na mente, no emocional, no entanto é sempre uma manifestação de desagrado da alma.
Então cada adversidade que nos acontece, tem como finalidade o nosso progresso enquanto espíritos e são adequadas às nossas capacidades virtuosas de superação, ou seja, se estamos a passar por determinada situação é porque somos capazes.
Respondendo à questão “O porquê da nossa existência”: respondo que somos espíritos em processo de aperfeiçoamento. Melhor dizendo, cada dia que vivemos tem como objetivo sermos espíritos cada vez mais perfeitos em pensamentos , sentimentos e ações. Esse aperfeiçoamento leva-nos à aquisição de virtudes e o nível da nossa consciência é determinado pela quantidade de virtudes adquiridas.
Poderás perguntar, mas o que são virtudes? Deixo esse tema para outra ocasião, no entanto dou-te um exemplo. A paciência é a virtude que anula a impaciência; o perdão é a virtude que anula a condenação ou a vingança.
Voltando ao assunto “superação dos desafios”, cada vez que os superamos, tornamos, mais resistentes e capazes de superar, cada vez melhor, novos desafios.
Quando superamos os desafios, aprimoramo-nos como Seres e, dessa forma, as virtudes dão grandeza à nossa Alma.
Como já referi, entre os desafios difíceis, aparece a “dor” que pode ser sentida física, emocionalmente ou mentalmente.
Embora difícil de se compreender, como já disse, a dor e a doenças são benéficas e tem como único objetivo chamar a nossa atenção para uma introspeção.
“Em essência, a doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente”.
Dr. Edward bach
Talvez entre a dor e a doença, a doença possa ser um dos desafios mais difíceis de superar, mas é ela que nos incentiva, com mais intensidade, a reposicionarmo-nos no caminho do equilíbrio.
Embora seja necessários criarmos o hábito de refletir todos os dias sobre as nossas atitudes, sobre os nossos pensamentos e sentimentos, quando estamos doentes, passa a ser URGENTE proceder à reflecção. Passa a ser urgente reorganizar os pensamentos de forma a encontrar o que fazíamos, pensávamos e sentíamos e procurarmos formas de procedermos a sua correção.
Se a dor falasse, ela nos diria: “ Pensa no que estás a fazer, faz uma introspeção e reflete sobre as tuas ações, sobre os pensamentos e sentimentos que estás a ter”.
Mas se fosse a doença falar, ela nos diria ” Para tudo o que estás a fazer agora, é urgente fazeres uma introspeção e refletires sobre as tuas ações, sobre os pensamentos e os sentimentos que estás a ter”.
O boa notícia, é que não estás sozinha neste mundo de dor e sofrimento, porque, para ajudar a ultrapassar os desafios da vida, a Inteligência Divina colocou à disposição da humanidade a possibilidade de adquirir conhecimento e sabedoria.
Embora todos possamos ser dotados de sabedoria e conhecimento, uns tem mais e outros menos e os que tem menos devem ser tão famintos de mais conhecimento, como o é quem possui mais.
Vivemos num século em que nunca foi tão fácil obtermos conhecimento, ele está espalhada por todo o lado no mundo, em revistas, em livros, na internet.
Graças às tecnologias, podes ter acesso a uma imensidão de informação de todo gênero, que te permite aprender a recuperação do teu equilíbrio para que possas reposicionar-te no caminho da aprendizagem das virtudes.
Seja qual for o momento em que te encontres, e mesmo que a tua situação seja complicada de se resolver, lembra-te:
“Informação trás conhecimento, Conhecimento aplicado, também permite adquirir sabedoria, sabedoria são virtudes, virtudes possibilitam superar os desafios de novas aprendizagens”
Terapeuta Rosa Miranda
 
							
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.